As PROPOSTAS de FARAÓ

sábado, 28 de julho de 2012




Texto: Êxodo 8:25-28

Introdução: O projeto de Deus e nos tirar da escravidão do mundo assim como tirou Israel da escravidão do Egito. O Egito e o símbolo do mundo,e os seus prazeres pecaminosos  a escravidão e a morte espiritual. Portanto sair do Egito é o mesmo que sermos libertos do pecado e livre da condanaçâo.
          O povo de Israel simboliza  as nossas vidas.
          Moisés simboliza a  Cristo, aquele que nos libertou da escravidão do pecado.
          Ao analisarmos essa passagem, vemos que Faraó já estava percebendo que iria perder o povo, porém ele fez quatro propostas para Moisés antes do povo ir embora.
É interessante que essas mesmas propostas são utilizadas pelo diabo nos dias de hoje para nos prender e nos impedir de cumprirmos o propósito de Deus.
          Podemos ser livres do Egito, mas ainda sim sermos presos através das propostas de satanás, e das negociações em nossas vidas.

1ª. SIRVA A DEUS NO EGITO – (Êxodo 8:25-27)
          Faraó propôs para Moisés que eles servissem ao Senhor na terra do Egito, não precisariam sair de lá, poderiam fazer os sacrifícios no próprio Egito.
          Faraó queria que eles ficassem por perto, pois poderia continuar controlando e escravizando o povo. Dessa forma o povo nunca desfrutaria de Canaã, a terra da promessa.( satanás não quer que você rompa os limites ele vai dizer pra você que ta bom assim)

          Trazendo para a nossa realidade:
a.     Não precisa ser tão radical e espiritual, dá para servir a Deus e amar o mundo a final nem tudo e pecado.
b.     Dá para dar um jeitinho, você pode ser cristão e fazer o que o mundo faz e essa visão e um pouco exagerado.
c.     É trazer o mundo para dentro da igreja. É misturar o santo com aquilo que é profano.

2ª. SIRVA FORA DO EGITO, MAS NÃO MUITO LONGE – (Êxodo 8:28)
a.     Não vá muito longe, ou seja, não precisa ser tão dedicado assim. Cuidado para não ficar bitolado com igreja, com obra de Deus a final tem seus amigos.
b.     Dá para ser cristão sem precisar ir tão longe assim. Acho que as coisas não precisam ser tão radicais assim .
c.     Não precisa de tanto sacrifício, tanta renúncia para servir a Deus. Tanto jejum, ser transparente pra quer.
d.     Não necessita ser tão santo assim para ser um cristão. Uma mentirinha de vez em quando, que mal faz, não precisa falar tudo para seu líder.
e.     Qual o problema em assistir algumas programações, não faz mal nenhum, não me influência em nada. (BBB, novelas)
f.      JOVENS: Não precisa ser tão radical assim para se relacionar. Para que fazer Corte?
g.     Qual o problema em ouvir louvor e músicas mundanas ao mesmo tempo? De vez em quando não faz mal.

3ª. SIRVA A DEUS, MAS DEIXE A FAMÍLIA FORA DISSO – (Êxodo 10:7-11)
          O Faraó propôs para ir somente os homens, e deixar as mulheres e as crianças.
          O diabo tem conseguido colocar na cabeça de muitos cristãos que a família está acima do propósito de Deus. (A ordem é: Deus - Família - Igreja).
          A bíblia diz que nós somos membros de um só corpo e estamos ligados na Cabeça que é Cristo. E também somos parte da família de Deus, que é a igreja.
          Deus, família e igreja são na verdade uma coisa só. A igreja está conectada a Deus, tornando-se um só corpo, e somos formados de famílias, e formamos assim a Família de Deus.
          Na verdade a família deve estar inserida no propósito de Deus, esse é o Seu plano, que sirvamos a Deus em família. A nossa casa deve ser uma extensão da igreja, um pedacinho do céu. Um lugar de oração, de leitura da palavra, de compartilhar.

          Porque Faraó propôs deixar as MULHERES e as CRIANÇAS?
          - Porque são eles os responsáveis pelas próximas gerações. E o diabo sabe disso muito bem. O diabo tem uma VISÃO GERACIONAL, ele trabalha as gerações.
- Eles ficando no Egito, as próximas gerações estaria novamente em suas mãos. As crianças seriam os futuros escravos, e os que nascessem já nasceriam escravos.

TRÊS RAZÕES PORQUE DEVEMOS TRABALHAR COM AS CRIANÇAS

1ª. Porque Deus trabalha de geração em geração (Conecção de gerações)

“Uma geração louvará a outra geração. As tuas obras e anunciará os teus feitos”.
(Salmo 145.4)

“O Senhor reina para sempre! O teu Deus, ó Sião, reina de Geração em Geração”.
(Salmo 146:10)
Moisés não negociou com Faraó porque ele teve uma visão do Futuro.
Qual tem sido a sua visão com relação aos seus filhos?
Você investe neles? Ora por eles? Lê a Bíblia com e eles? Investem em material cristão, filmes, desenhos bíblicos ou deixam eles se exporem aos lixos do mundo?
Você sabe o que o seu filho esta vendo na internet? Você sabe quem são os seus amigos no Orkut, no MSN...etc? Ele tem um computador dentro do quarto só para ele?

2ª. Porque as crianças fazem parte do Corpo
Segundo estatísticas americanas, 65% das pessoas que se convertem, fazem sua decisão ainda na infância.
Cerca de 50% da população brasileira é composta de crianças e adolescentes.
Jesus nos disse para fazermos discípulos de todas as nações, e isso incluem as crianças.

3ª. Porque estamos formando uma geração de vencedores
Quanto mais cedo entenderem o propósito de Deus mais avançarão e menos jovens e adultos complicados teremos no futuro.
Exemplo: Os grandes atletas começam nas categorias de base de seus clubes. (Messi no Barcelona, Neymar nos Santos). As maiores habilidades são adquiridas quando criança.

4ª. SIRVA AO SEU DEUS, MAS DEIXE OS SEUS BENS FORA DISSO – (Êxodo 10:24)
O faraó, que é o diabo, sabe que não há avanço na obra de Deus sem servimos a Deus com os nossos bens. Bens não é somente dinheiro, mas é a nossa casa, o nosso carro.
Você pode servir a Deus com a sua casa sendo um anfitrião, recebendo uma célula.
Você pode servir a Deus com o seu carro servindo aos irmãos.
Mas entendemos que a obra de Deus também necessita receber o investimento financeiro.
Fomos chamados por Deus para cooperar com o avanço do Reino através dos dízimos e das ofertas. É a generosidade e a obediência que mantém as necessidades da obra.
Deixar os bens no Egito é na prática:
- Para que dizimar e ofertar, enriquecer pastor?
- Vou usar meu dinheiro para as minhas necessidades, se sobrar eu dou.
- Eu ganho pouco por isso não consigo ofertar e dizimar, não sobra nada.
- Eu não sou dizimista porque tenho muitas despesas para acertar.

O DIABO CONHECE BEM A PALAVRA DE DEUS, E SABE TODOS OS PRINCIPIOS NELA ESCRITOS, POR ISSO NOS LEVA A PENSAR DESSA FORMA.
CONTROLANDO A SUA FORMA DE PENSAR, ELE TE CONTROLA POR INTEIRO.

NOSSO POSICIONAMENTO (Êxodo 10:26).
Nada em nossas vidas deve permanecer no Egito, devemos ser livres do Egito de forma completa. As nossas famílias, os nossos filhos, os nossos bens, a nossa consagração.

- Unha aponta para aquilo que é mais insignificante, pequeno.
Mas nem isso ficaria no Egito. Tudo o que é nosso deve ser CONSAGRADO a Deus.
- O nosso posicionamento deve ser RADICAL. Não existe cristianismo sem RADICALIDADE em todas as áreas de nossas vidas.

“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque Eu sou santo”. (I Pedro 1:15)

- Devemos separar: o SANTO do PROFANO, o ESPÍRITO da CARNE, o MUNDO de DEUS.

 
VIDA PLENA em Células © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions